quarta-feira, 6 de abril de 2011

VN Barquinha promove ‘Pirilau’ (baptizado no Convento de Odivelas)

Vila Nova da Barquinha vai participar no concurso gastronómico "7 Maravilhas da Gastronomia", actualmente em fase de candidaturas, e cuja votação se inicia no próximo dia 7 de Maio de 2011.

A autarquia candidatou dois pratos a figurar nos 21 finalistas que irão a votos até ao dia 7 de Setembro, nas categorias "Doces" e "Sopas".

Na doçaria, o concelho será representado pelo célebre "Pirilau do Frade Ambrósio", doce de tradição conventual, do século XVII, oriundo do antigo convento do Loreto, sito junto do Castelo de Almourol.

No Século XVII, os frades do Convento do Loreto dedicavam-se à agricultura e, obviamente, à doçaria. A receita deste famoso doce foi sempre um segredo bem guardado, mas conseguiu chegar aos nossos dias.

Os “Pirilaus do Frade Ambrósio”, segundo a lenda, são uma homenagem às gentes do Tejo. Foi o primeiro bolo a fazer-se no Convento do Loreto, à data com nome do “barquinho”.

Nas suas regulares visitas ao Convento de Odivelas, não se esquecia o Frade Ambrósio de levar um bolinho para cada residente. Quando transpunha o portal de cerca do Convento e a sineta anunciava a chegada do Frade, logo aumentava a ansiedade. Como o bolo se apresentava de uma forma cilíndrica, as Freiras não tardaram a chamar-lhe o Pirilau do Frade Ambrósio, nome que se perpetuou no tempo...

http://www.correiodoribatejo.com/index.php?option=com_content&view=article&id=2828:barquinha-promove-pirilau&catid=50:noticias-de-topo

Nenhum comentário:

Postar um comentário