segunda-feira, 2 de abril de 2012

Circular com carro velho na zona central de Lisboa dá multa de 20€

Nove meses após serem banidos da Avenida da Liberdade e da Baixa de Lisboa, os carros sem catalisador estão a partir de hoje também proibidos de circular nas principais artérias da capital. Quem for apanhado a conduzir um automóvel anterior a 1992 no Eixo Norte/Sul, nas avenidas de Ceuta, das Forças Armadas ou dos Estados Unidos da América (ver mapa) arrisca-se a pagar uma multa de 19,95 euros. Arriscar é o verbo correcto, já que a fiscalização será aleatória e só os automobilistas surpreendidos nas operações STOP da polícia municipal serão forçados a cumprir a lei.

Circular na Avenida da Liberdade e na Baixa é interdito desde de Julho de 2011 aos carros sem catalisador (anterior a 1992), mas a partir de hoje, a proibição estende-se igualmente aos automóveis com 16 anos. A circulação só será possível a veículos ligeiros posteriores a Janeiro de 1996 e pesados fabricados depois de Outubro desse mesmo ano.

A proibição vigora nos dias úteis, entre as 7h00 e as 21h00, mas prevê excepções, a começar pelos táxis, responsáveis por mais de metade das emissões de poluentes na Avenida da Liberdade, segundo os dados da câmara de Lisboa.

O vereador com o pelouro da Mobilidade Nunes da Silva anunciou entretanto que pretende apresentar esta semana uma proposta para dispensar os taxistas de cumprirem a segunda fase da zona de emissões reduzidas (ZER). A proibição aplicar--se-á só aos táxis com pelo menos 16 anos, que é o caso de 409 automóveis (12%) da frota de táxis licenciada em Lisboa.

Os veículos de emergência, os carros considerados históricos, os que pertencem a residentes nas zonas abrangidas e ainda os carros conduzidos por automobilistas com mobilidade reduzida são outras excepções admitidas. As ligações entre colinas não estão abrangidas por esta regra. São os casos das zonas entre a Rua das Pretas e da Praça da Alegria e ainda a Rua da Conceição.

Com mais esta proibição, a autarquia de Lisboa completa a segunda fase do programa ZER que ficará concluída em 2014. Trata-se de um “passo fundamental” para cumprir as normas ambientais europeias, reconheceu num comunicado a associação ambientalista Quercus, que contudo avisa a câmara para a urgência em adoptar outras medidas como restrições ao estacionamento, promoção do transporte público ou “planos de mobilidade das empresas com grande número de trabalhadores”. São políticas “inadiáveis”, avisa a associação, alertando para os níveis poluição (partículas inaláveis e dióxido de azoto) que se agravaram em 2010 e 2011, ultrapassando os limites impostos na legislação comunitária.

In: http://www.ionline.pt/portugal/circular-carro-velho-na-zona-central-lisboa-da-multa-20

Um comentário:

  1. Ofereçam carros ao pessoal então?e quem mais polui são os autocarros suas bestas pensantes !O SR António costa no próximo mandato vai PA rua!!!!é pena não ter dito que ia fazer isto quando concorreu a câmara de Lisboa.ha uma petição na NET para acabar com esta palhaçada "petição o ACP"quem for contra que assine por favor

    ResponderExcluir