A Marmelada Branca de Odivelas foi ontem apresentada oficialmente, na Loja do Munícipe, situada no primeiro andar do Odivelas Parque.O nome de Marmelada Branca de Odivelas já está registada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
A marmelada é um doce confeccionado em todo o país, no entanto a marmelada branca é um doce exclusivo de Odivelas, tendo sido confeccionado no mosteiro das Bernardas, que sempre guardaram o segredo que lhes permitia obter um doce de cor muito clara, próximo do branco, mas não exactamente branca.
O segredo só foi desvendado depois da morte da última freira, em finais do século XIX, quando faleceu a última freira, porque ela deixou um caderno de receitas escrito pela sua mão a uma sua afilhada, onde além de muitos outros doces deste mosteiro estava escrita a receita da marmelada branca. É um documento que garante a autenticidade da marmelada branca.
Transcrevemos a receita, tal como está manuscrita pela última freira, no seu caderno:
“Marmelada branca - Vão-se esbrugando os marmelos e deitando-os em água fria. Põe-se a ferver em lume brando, estando bem cozidos se passam por peneira. Para 1kg de massa 2kg de açúcar em ponto alto de sorte que deitando uma pinga n´agua coalhe; tira-se o tacho do lume e se lhe deita a massa muito bem desfeita com a colher, torna ao lume até levantar empolas. Tira-se para fora e se bate até esfriar, para se pôr em pratos a secar.”
A marmelada branca não era para barrar pão, mas para se comer como um bolo.
O segredo é simples: escolhiam-se marmelos ainda com a cor verde, descascavam-se e iam-se logo metendo em água fria para não escurecerem.
Texto de Maria Máxima Vaz, recolhido e adaptado de http://odivelas.com/2010/03/21/marmelada-branca-de-odivelas/
Caros colegas blogueiros,
ResponderExcluirDescobri hoje o vosso blogue, já dei uma vista de olhos e já o linkei.
Força Patameiras
www.umrumo.blogspot.com/2010/11/e-mais-um-blogue-ca-na-terra.html
Caros amigos: este texto que aqui publicaram é de minha autoria e não pode ser publicado sem minha licença. Claro que eu autorizo, mas têm de colocar ao fundo o meu nome. A Odivelas.com tem lá esse aviso. Podem contactar-me por correio electrónico e terei muito gosto em lhes dar essa licença.
ResponderExcluirMaria Máxima Vaz - maximavaz@gmail.com
Obrigado pela sua mensagem e as nossas desculpas por apenas mencionarmos o site de onde tinha sido retirado e adaptado o seu texto.
ResponderExcluirA César o que é de César!