terça-feira, 23 de novembro de 2010

Marmelada Branca de Odivelas apresentada oficialmente

A Marmelada Branca de Odivelas foi ontem apresentada oficialmente, na Loja do Munícipe, situada no primeiro andar do Odivelas Parque.

O nome de Marmelada Branca de Odivelas já está registada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

A marmelada é um doce confeccionado em todo o país, no entanto a marmelada branca é um doce exclusivo de Odivelas, tendo sido confeccionado no mosteiro das Bernardas, que sempre guardaram o segredo que lhes permitia obter um doce de cor muito clara, próximo do branco, mas não exactamente branca.

O segredo só foi desvendado depois da morte da última freira, em finais do século XIX, quando faleceu a última freira, porque ela deixou um caderno de receitas escrito pela sua mão a uma sua afilhada, onde além de muitos outros doces deste mosteiro estava escrita a receita da marmelada branca. É um documento que garante a autenticidade da marmelada branca.

Transcrevemos a receita, tal como está manuscrita pela última freira, no seu caderno:

“Marmelada branca - Vão-se esbrugando os marmelos e deitando-os em água fria. Põe-se a ferver em lume brando, estando bem cozidos se passam por peneira. Para 1kg de massa 2kg de açúcar em ponto alto de sorte que deitando uma pinga n´agua coalhe; tira-se o tacho do lume e se lhe deita a massa muito bem desfeita com a colher, torna ao lume até levantar empolas. Tira-se para fora e se bate até esfriar, para se pôr em pratos a secar.”

A marmelada branca não era para barrar pão, mas para se comer como um bolo.

O segredo é simples: escolhiam-se marmelos ainda com a cor verde, descascavam-se e iam-se logo metendo em água fria para não escurecerem.

Texto de Maria Máxima Vaz, recolhido e adaptado de http://odivelas.com/2010/03/21/marmelada-branca-de-odivelas/

3 comentários:

  1. Caros colegas blogueiros,
    Descobri hoje o vosso blogue, já dei uma vista de olhos e já o linkei.
    Força Patameiras


    www.umrumo.blogspot.com/2010/11/e-mais-um-blogue-ca-na-terra.html

    ResponderExcluir
  2. Caros amigos: este texto que aqui publicaram é de minha autoria e não pode ser publicado sem minha licença. Claro que eu autorizo, mas têm de colocar ao fundo o meu nome. A Odivelas.com tem lá esse aviso. Podem contactar-me por correio electrónico e terei muito gosto em lhes dar essa licença.
    Maria Máxima Vaz - maximavaz@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela sua mensagem e as nossas desculpas por apenas mencionarmos o site de onde tinha sido retirado e adaptado o seu texto.
    A César o que é de César!

    ResponderExcluir