quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Taylor´s lança vinho do Porto com 155 anos

No próximo mês de Dezembro será apresentando um dos vinhos mais velhos e raros – em quantidades limitadas. Taylor’s SCION é um Vinho do Porto pré-filoxérico produzido em meados do século XIX, que, após 155 anos de envelhecimento em casco, está em perfeitas condições.

O vinho repousava num armazém de uma família do Douro que o mantinha como reserva privada, com a excepção de um casco que dizem ter sido adquirido por Winston Churchill. O enólogo da Taylors, David Guimaraens, provou-o em 2008. No ano seguinte, 2009, o único descendente directo da família morreu sem deixar filhos, tendo os herdeiros decidido vender o vinho. A Taylor’s adquiriu amostras dos dois cascos e constatou que as quinze décadas de envelhecimento em madeira tinham-no concentrado e conferido uma complexidade rara.“A Taylor’s reconheceu de imediato a qualidade absolutamente notável deste vinho e a sua importância histórica, pelo que decidiu não o lotar mas lançá-lo como um vinho de colecção”, explica Adrian Bridge, director-geral da Taylor’s.

“A Taylor’s reconheceu de imediato a qualidade absolutamente notável deste vinho e a sua importância histórica pelo que decidiu não o lotar, mas lançá-lo como um vinho de colecção,” refere Adrian Bridge, director-geral da Taylor’s. “No vinho, como em outros campos de actividade, é uma vantagem reconhecer o sucesso de outros, bem como o é alcançá-lo,” acrescentou.

Tratando-se de uma edição limitada e vendida numa embalagem especial, inspirada numa caixa de instrumentos do século XIX, em que o vinho surge num decanter de cristal e acompanhado de um livro que relata a história do vinho, com desenhos originais da ilustradora Sarah Coleman e capa que ostenta a gravação em ouro da palavra Scion.

Todas as raridades têm um preço… a Taylor’s recomenda um PVP de 2.500€.

Notas de Prova: De cor mogno profundo apresenta uma auréola âmbar pálida com subtis reflexos azeitona. O vinho envolve o nariz com uma sublime e arrebatadora fusão de opulentos e sedutores aromas. Intenso perfume de melaço e figo envolvido por complexas notas de café torrado, folha de charuto, pimenta preta e cedro combinadas num arrebatador mas discreto odor de madeira de carvalho.

Concentrado a uma quinta-essência mágica, o vinho envolve o palato com opulentos e deliciosos sabores, entrelaçados com uma acidez vibrante. Ricos e suaves sabores de uma intensidade surpreendente persistem num fim de boca interminável.

Porquê o nome SCION: A palavra Scion tem dois significados: o descendente ou herdeiro de uma família nobre e garfo de uma planta, especialmente utilizado para a enxertia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário