quinta-feira, 18 de junho de 2009

Ranking Liga Sagres

O avançado paraguaio Óscar Cardozo, do Benfica, é o jogador mais caro no actual mercado de transferências de entre um leque de 13 jogadores do campeonato nacional, analisados pelo grupo Frontier Economics a pedido da Agência Lusa.

O estudo da Frontier Economics, realizado pelo gabinete da consultora em Madrid, utilizou um complexo modelo estatístico centrado em técnicas econométricas para determinar o valor dos maiores futebolistas do Mundo.

Apesar de admitir a dificuldade em calcular a "qualidade" de um jogador, a Frontier usou dados "objectivos", como valores das transferências nas últimas temporadas, golos marcados, remates certeiros, minutos jogados, chamadas à selecção, nomeações para a "Bola de Ouro" do "France Football" e títulos ganhos.

O modelo desenhado pela Frontier permite, por exemplo, saber que o valor de um jogador sobe 3,18% por cada 90 minutos jogados e que aumenta 1,33% por cada convocatória à selecção.

Os golos marcados, apenas são relevantes no caso dos avançados - aumentam o seu valor em 3,4% -, enquanto os sofridos são relevantes no caso dos defesas - o valor cai 0,5%. No caso dos guarda-redes, cada golo sofrido representa menos 4,4% no seu valor.


"Ranking" da Frontier Economics, segundo uma lista de 13 jogadores analisados a pedido da Lusa:

1. Óscar Cardozo (Benfica) 22ME

2. Bruno Alves (FC Porto) 18ME

3. Lucho Gonzalez (FC Porto)17ME

4. João Moutinho (Sporting) 17ME

5. Lisandro Lopez (FC Porto) 16ME

6. Di Maria (Benfica) 16ME

7. Hulk (FC Porto) 16ME

8. Luisão (Benfica) 15ME

9. Raul Meireles (FC Porto) 11ME

10. Cristian Rodriguez (FC Porto) 10ME

11. Miguel Veloso (Sporting) 10ME

12. Nené (Nacional) 10ME

13. Liedson (Sporting) 5ME

Im: http://www.jornaldenegocios.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário