terça-feira, 16 de outubro de 2012

Aguardente da Lourinhã

Surgida há 30 anos, a Aguardente DOC Lourinhã é produzida na única região demarcada para aguardente em Portugal e goza de uma qualidade que a coloca a par das aguardentes francesas das regiões de Cognac e de Armagnac, tidas como as melhores aguardentes da Europa. 

Eis a sua história:

Foi a 7 de março de 1992 que a única Região Demarcada de Aguardentes Vínicas em Portugal se definiu na Lourinhã por decreto-lei, num intuito de promover e obter aguardentes velhas de elevada qualidade. Esta região vitícola, única então com direito a produzir aguardente com Denominação de Origem Controlada Lourinhã, encontra-se entre Torres Vedras e Peniche e abrange todas as freguesias do concelho da Lourinhã, a freguesia de Campelos em Torres Vedras, Olho Marinho em Óbidos, Vale Covo em Bombarral, Atouguia da Baleia e Serra d’El Rei, estas no concelho de Peniche.
Para elaborar o “sumo” que dará origem à aguardente, recomenda-se a utilização das castas brancas Alicante, Alvadurão, Broal Espinho, Marquinhas, Malvásia Rei (Seminário) e Tália, e da casta tinta Cabinda. No entanto, também estão autorizadas as castas brancas Cercial, Fernão Pires, Rabo de Ovelha, Síria (Roupeiro), Seara Nova e Vital, e as tintas Carignan, Periquita e Tinta Miúda. A cultura da vinha também obedece a determinadas regras: os pés devem estar divididos por estremas, em forma baixa, em taça ou cordão, e as práticas utilizadas serão as tradicionais na região e as recomendadas pela Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVRL).
Colhidas e esmagadas as uvas, os vinhos a destilar são elaborados em adegas inscritas na CVRL e o teor alcoólico máximo em volume natural não pode exceder os 10º, sem adição de conservantes artificiais. Depois, a destilação pode ser efetuada por sistema contínuo em coluna de cobre, ou por sistema descontínuo em alambique de cobre, e o seu teor alcoólico não poderá exceder 78% no primeiro caso e 72% no segundo caso. Finalmente, o envelhecimento realiza-se em barris de carvalho e castanho com uma capacidade de até 800 litros, durante um mínimo de sete anos. Como se pode ver, há sempre regras rígidas a seguir para se obter o melhor resultado!
A produção de tão sublime aguardente (o preço de uma garrafa oscila entre os 30 e os 60 euros) está ligada à Adega Cooperativa da Lourinhã, única com instalações e tecnologia para vinificação, destilação, envelhecimento e engarrafamento desta bebida, e cuja produção atinge as oito mil garrafas por ano.
Merece também referência a Colegiada de Nossa Senhora da Anunciação, constituída em março de 2004 com fins semelhantes ao de uma confraria, que dedica todo o seu empenho à promoção e divulgação desta aguardente através de obras literárias e técnicas, encontros e seminários, entre outras iniciativas. Como curiosidade, no juramento de entronização, os confrades reconhecem a aguardente como "elemento promotor da fraternidade entre os homens"
Prove e verá que vai concordar com este preceito! 
 
in: www.descubraportugal.com.pt/edicoes/tdp/registo.asp?idcat=11&id=1062&tipo=a&o=t

Nenhum comentário:

Postar um comentário