quinta-feira, 26 de maio de 2011

Lourinhã - III Quinzena do polvo (26 de Maio a 6 de Junho)

A “quinzena do polvo” começa esta quinta-feira na Lourinhã. São dezenas de receitas de polvo que podem ser apreciadas em 15 restaurantes.

Servido em entradas, pratos principais, fumado ou suado, panado, em creme de queijo ou com muito alho, o polvo vai ser o protagonista do evento que decorre de 26 de Maio e 6 de Junho na vila da Lourinhã.
De 26 de Maio e 6 de Junho, na Lourinhã, o polvo será o «rei da mesa» em mais uma edição da Quinzena do Polvo da Lourinhã.

Participam no evento os seguintes 14 restaurantes:

A Canasta, Adega do Careca, Avenida, Castelo, D. Lourenço, D. Sebastião, Gira Discos Praia, Jardim Cervejaria, Manjar da Praia, Noiva do Mar, O Moleiro, O Teimoso, Pizza & Companhia, e Velha Adega.

Quanto às propostas gastronómicas, eis alguns exemplos:

Carpaccio de Polvo, Pizza de Polvo a Lagareiro, Polvo Suado com Arroz Branco, Pataniscas de Polvo, Salada de Polvo, Polvo Cozido ao Natural, Polvo à Lagareiro, Feijoada de Polvo, Arroz de Polvo, Empadas de Polvo, Arroz de Polvo com Camarão, Polvo Cozido com Batatas e Legumes, Filetes de Polvo, Caldeirada de Polvo, Caril de Polvo.

Algumas curiosidades sobre os polvos


-Os polvos podem pesar entre 3 e 40 kilos (varia de acordo com a espécie) e podem atingir até três metros de comprimento.
-São moluscos marinhos que possuem 8 tentáculos, sendo que cada um possui duas fileiras de ventosas.
-Ficam boa parte do tempo entre rochas, escondidos dos predadores. Outro recurso para escapar dos predadores é o jacto de tinta que soltam, deixando deixando o inimigo temporariamente sem visão.
-O órgão reprodutor do macho é um dos tentáculos.
-Vivem de forma solitária, procurando o parceiro apenas na época da reprodução.
-Alimentam-se de peixes, crustáceos e outros animais invertebrados do mar.
-A fêmea deposita os seus ovos nas fendas que se formam entre as rochas.


in:
www.jornalsabores.com/noticia.php?id=1864
www.sicnoticias.sapo.pt/vida/2011/05/25/polvos.mpg

www.cm-lourinha.pt/_uploads/pdf/Municipio/EmentasPolvo.pdf

2 comentários:

  1. Fomos hoje à Lourinhã (29-05-2011) cheios de fomeca e com muita vontade de provar um dos vários pratos de Polvo anunciados. Chegados lá batemos com a cara na porta do primeiro restaurante (O Castelo fecha ao Domingo), tentámos um segundo restaurante (Café Avenida) ... fechado também, terceiro restaurante (Cafetaria Jardim) igualmente fechado, quarto restaurante (O Daniel dos Frangos) de férias de 19 de Maio a 5 de Junho (véspera do encerramento da Quinzena do Polvo) já tínhamos desistido do polvito quando, por acidente, passámos pelo D. Sebastião e lá se salvou, por pouco, a honra do convento. Meus Caros, que vergonha, então num evento de interesse turístico, em tempos de crise, damo-nos ao luxo de encerrar ao domingo? Não se conseguia fazer um esforçozito para manter os restaurantes abertos pelo menos à hora do almoço? Tch Tch Tch.

    ResponderExcluir