sexta-feira, 27 de agosto de 2010

GAP no Sushi Nagoya - Fotonovela

(Clicar nas imagens para aumentar, ou não...)












Os japoneses apreciam muito o esforço de um estrangeiro em falar algumas palavras em japonês e a familiaridade com a comida japonesa.

EVITE GAFES

1) Treine o uso do hashi (pauzinhos para comer). Você receberá muitos elogios e vai impressionar seus anfitriões. Se você não consegue comer com hashi, peça um garfo mas jamais espete a comida com o hashi. É considerada extrema falta de educação. Aprenda a apoiar o hashi sobre o descanso apropriado de forma arrumada e simétrica.

2) Num jantar tradicional kaiseki, em geral a comida é servida em várias etapas em pequenas quantidades, podendo haver um prato principal no meio. Experimente de tudo. Se não gostar, não se preocupe em deixar sobras, já que virá mais comida. Só não deixe o prato intocado, pois deixará seu anfitrião profundamente perturbado.

3) É hábito no Japão, servir a bebida uns dos outros para mostrar deferência. Num ambiente de jantar kaiseki, talvez não ocorra isso, mas se alguém levantar a garrafa para servir o seu copo, mesmo ele estando cheio, é de bom tom que você beba um pouco e levante seu copo para ser servido. Em seguida, peça para fazer o mesmo.

4) No Japão brinda-se dizendo "Kampai!". Nunca diga "tim-tim!" (nem de brincadeira) pois isso é um termo chulo para órgãos genitais masculinos... Diga "saúde!"

5) O molho shoyu não é ketchup. Não é para encharcar a comida, por isso virá sempre em pequena quantidade na molheira. Não fique rolando o sushi no molho. Se o sushi ficar muito molhado, vai perder a aderência do arroz e vai se desintegrar e é certo ter um acidente de percurso até a boca! É total falta de educação encher o pratinho para o shoyu até a borda. Coloque um pouco de cada vez, à medida da necessidade.

Um comentário:

  1. Adorei esta FOTO-NOVELA...o meu Alex vai para Hollyood...mas leva o seu staff GAP.
    catarina

    ResponderExcluir