sexta-feira, 30 de julho de 2010

O Albertino – Folgosinho

O Albertino

Foi ao final da manha de um dia passado a brincar na neve, lá para as bandas da Serra da Estrela. Passámos várias placas a dizerem que “O Albertino” era já ali (a população da terra deve ter pouca imaginação para nomes de restaurantes, ou o original já fundou um pequeno império serrano) e, chegando ao empedrado da vila, estacionámos, apeámo-nos e ficámos sob o lusco-fusco, durante 2 segundos, a pensar o que nos esperava dentro daquela casa de 3 andares, de granito, de onde podíamos já adivinhar o cheiro das iguarias que íamos provar.

Subimos as escadas, para o andar da sala onde estávamos instalados, repartimo-nos pelas 2 mesas corridas paralelas e… primeira notícia… “Aqui não escolhem nada! Comem da ementa única que há!”. Segunda notícia – “São 5 pratos seguidos e comem à vontade!” Ui! Uma mistura de menu de degustação com “all you can eat” em versão serrana… isto prometia!!! (nota: na realidade, também é possível escolher os pratos ‘individualmente’, sem ser neste menu fixo mas… para quê??).

Bem, deixem-me dizer-vos que, depois de nos termos atirado ao pão e ‘entradinhas’ (hmmm! Chouriço, morcela, queijo…) como se não houvesse amanhã, é que o “campeonato” começou a contar. Mas, enfim, deixem-me dizer-vos que o arroz de cabidela de coelho estava bem saboroso, a feijoada de javali estava excelente, a vitela estufada estava muitíssimo boa, o cabrito no forno (hmmmm! Cabrito!) estava divinal e o leitão assado por incrível que pareça...era o menos bom! E, para rematar… leite creme (mas daqueles bons!), queimado com ferro! O adjectivo a empregar é “delicioso”! Também havia arroz doce (regular… acontece) e requeijão com doce de abóbora ! Estou a esquecer-me de um pormenor importante. Depois de termos comido (cada um de nós) 5 pratos com um nível calórico semelhante ao de uma refeição de qualquer adolescente norte-americano no McDonald’s (à volta das 20000 calorias), pagámos… €13 (cada)…

Bem, concluindo! Se estão de dieta, e querem transformar-se num qualquer ícone da moda anoréctico, não vão ao “O Albertino” em Folgosinho. Em qualquer outra situação (ou seja, se forem um comum mortal, especialmente à procura de um qualquer prazer hedonístico gastronómico serrão), estão compulsivamente obrigados a ir procurá-lo! Ah! E aproveitem e dêem uma volta a pé por Folgosinho – a aldeia merece (é bem bonita), está num local espectacular, e vocês vão ter que abater o jantar, se querem caber entre o volante e o banco do condutor…

Nós vamos lá para a próxima semana...o Vivaldo já está inscrito. Faltam VOCÊS. Liguem-me para fazer a marcação!!!

O Albertino – Folgosinho
Tipo de cozinha: portuguesa / serrana
Horário: Terça a domingo das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 21h00(aos Domingos só servem almoços) (nota: encerrado nas três primeiras semanas de Setembro)
Preço médio: 13€
Morada: Largo do Adro de Viriato N.º 8 / 6290-081 Folgosinho
Web: http://www.oalbertino-folgosinho.com
Telefone: +351 238 745 266
Pagamento: numerário, multibanco

GPS: N40° 30.632 W07° 30.822

Um comentário:

  1. Vejam lá se o Vivaldo paga a conta...

    Um abraço e boas férias desde Al-Andaluz

    ResponderExcluir