domingo, 10 de maio de 2009

As Grutas da Moeda de S. Mamede - Fátima

As Grutas da Moeda de S. Mamede, Fátima, foram descobertas em 1971 por dois caçadores que andavam na perseguição duma raposa. Entrados, no algar que se lhes deparava, a curiosidade levou-os a explorá-lo em toda a sua extensão, logo encontrando, maravilhados, uma sala, " Sala do Pastor", repleta das mais fantásticas formações calcárias.

Durante perto de dois meses, os dois homens continuaram a escavar as estreitas fendas que se seguiam à primeira caverna, desvendando pouco a pouco as outras salas e galerias que hoje se incluem na Gruta da Moeda.

Entretanto foram contratados geólogos e outros técnicos e procedeu-se ao aproveitamento da gruta como atração turística preservando-se rigorosamente as suascaracterísticas e inclusivé, a paisagem serrana da superfície.
Os nomes das salas sugerem bem a imagem que cada uma proporciona ao visitante :
Presépio, Pastor, Cascata, Virgem, Cúpula Vermelha, Marítima, Capela Imperfeita,
Bolo de Noiva, Abóbada Vermelha e Fonte das Lágrimas.
Extensão visitável de 350 metros atingindo-se, durante a visita, uma profundidade de 45 metros. A entrada e saída da gruta é feita em locais diferentes envolvidos por uma característica paisagem serrana.A temperatura interior da gruta é em média de 18ºC.

in http://www.grutasmoeda.com/

Fotos da nossa visita em Março.


Um comentário:

  1. pois ganda passeio e eu a bolir

    nu, abia nexexidade lol

    geiroto

    ResponderExcluir